quarta-feira, 1 de abril de 2009
Etanol de cana emite 70% menos gás carbônico que gasolina, segundo Embrapa
Um estudo feito por pesquisadores da Embrapa Agrobiologia, em Seropédica, RJ, concluiu que o etanol de cana-de-açúcar é capaz de reduzir em 73% as emissões de CO2 (principal gás causador do efeito estufa) na atmosfera se usado em substituição à gasolina.
A pesquisa mostra ainda que caso a prática da queima seja completamente eliminada e toda a colheita seja feita mecanicamente, os valores da redução das emissões alcançarão 82% em relação à gasolina e 78% em relação ao diesel.
Na contramão das críticas sobre a expansão do uso da terra para a plantação de cana, o estudo indica que as emissões de CO2 evitadas com o uso de etanol superam em muito os possíveis aumentos das emissões de CO2 pela mudança de uso da terra para produção de cana-de-açúcar.
De acordo com a pesquisa, um hectare de cana produz por ano 4,4 mil quilos de CO2, enquanto as lavouras de soja e milho, que estão sendo substituídas, emitem 1,1 mil quilos, e as pastagens, 2,8 mil quilos. No entanto, um hectare de cana substitui 4,5 mil litros de gasolina, cuja combustão lança 16 mil quilos de CO2 por ano na atmosfera. O resultado é que a cada hectare de cana transformado em álcool e utilizado em substituição à gasolina, há uma redução de 12 mil quilos nas emissões de CO2 anuais.
Fonte: http://revistagloborural.globo.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário