segunda-feira, 30 de março de 2009

Campo perdeu 10 milhões de moradores desde 1970
Dados são do IBGE, que apontam redução da população rural, que passou de 41 milhões para cerca de 31 milhões de habitantes nos últimos 38 anos
O homem do campo vive um momento difícil. Em meio a uma crise financeira mundial, que por si só é suficiente para gerar preocupações ao setor, ele ainda tem que enfrentar outras dificuldades, como os desastres climáticos que causaram as enchentes em Santa Catarina, a falta de segurança nas propriedades, frequentemente invadidas por ladrões, e mais recentemente, a mecanização do corte da cana.
Todo esse cenário tem motivado cada vez mais a população rural a deixar o campo para tentar uma vida melhor nos centros urbanos. Nos últimos 38 anos, o número de moradores da zona rural no Brasil caiu cerca de dez milhões.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que a migração do campo para a cidade tem crescido nos últimos anos. De 1970 até 2007, o número de moradores do campo caiu de 41 milhões para aproximadamente 31 milhões. Já o número de moradores da área urbana cresceu consideravelmente de 52 milhões para 158,5 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário